sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Trabalho - Variações linguísticas - 7ªserie

Trabalho de Língua Portuguesa – 7ª série
Professora: Lia
Referente à aula de 2ª feira: 10/08/09
Interpretação escrita
Conteúdo: Variação Lingüística

Leia os textos abaixo e faça as atividades correspondentes a ele:
Texto 1

Seu dotô me conhece ? De Patativa do Assaré

Seu dotô, só me parece
Que o sinhô não me conhece,
Nunca sôbe que sou eu,
Nunca viu minha paioça,
Minha muié, minha roça
E os fio que Deus me deu.

Se não sabe, escute agora,
Que vou contá minha história,
Tenha bondade de uvi:
Eu sou da crasse matuta,
Da crasse que não desfruta
Das riqueza do Brasi.

Vocabulário:
desfrutar - usufruir, gozar, viver às custas de
matuto - que vive na roça ou no mato, caipira

Conhecendo o Texto:

1 - A personagem do texto 1 é um homem do campo. Comprove essa afirmativa copiando três palavras do texto que fazem parte da língua falada pelas pessoas do campo.
_________________________________________________________________________

2 - Muitas palavras desse texto aparecem na linguagem usada pelo sertanejo. Observe no exemplo as diferenças entre uma palavra da fala rural e a sua forma escrita, segundo a norma padrão.

Exemplo:
M u i é = M u l h e r
O" i " substitui o “LH” e o " r " final não existe.

Agora, reescreva as palavras de acordo com a norma padrão, seguindo esse racicínio:
a) paioça: ______________________________________________________
b) contá: _______________________________________________________
c) dotô: ________________________________________________________
d) crasse: ______________________________________________________

3 - Você reparou também que, na linguagem do homem do campo, o "s" indicador de plural ( mais de uma coisa) geralmente desaparece.

Observe o exemplo:
"E os fio que Deus me deu."

Fica assim:
"E os filhos que Deus me deu".

a) Faça o mesmo com a frase abaixo:
"Das riqueza do Brasi".
_________________________________________________________________________

Explicando o gênero:
Você observou que esse texto está organizado de forma diferente da maioria dos textos que lemos no dia-a-dia. Pois bem, o texto pode ser organizado em duas formas: em prosa ou em verso. Os textos em prosa dividem-se em blocos chamados parágrafos e as linhas ocupam quase toda a extensão da página.
Já o texto "Seu dotô me conhece ?" foi escrito em versos e está organizado em estrofes, por isso é chamado de poema.

Observe outro exemplo:
Estrofe:

"Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá." = verso

Atenção:
Temos nesse exemplo uma estrofe composta de quatro versos.
Verso é cada linha do poema.
Estrofe é um conjunto de versos.

4 - Baseando-se na explicação anterior, responda:
a) Quantas estrofes tem o poema "Seu dotô me conhece ? "
_________________________________________________________________________

b) Quantos versos tem esse poema ?
_________________________________________________________________________

5 - Você já percebeu as diferenças existentes entre as duas maneiras de falar. Então, passe a primeira estrofe para a norma-padrão.
Senhor doutor...
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Conversando sobre o texto

1 - Na sua fala simples, o homem do campo usa muitas expressões do seu meio ( onde ele vive ), para nos dizer a sua realidade, como por exemplo: Paioça ( palhoça ) no sentido de casa, moradia.

O que representa para ele as palavras sublinhadas abaixo ?
a) Minha roça: _________________________________________________________________________
b) Eu sou da crasse matuta:
_________________________________________________________________________

2 - A quem o homem do campo está dirigindo sua mensagem ?
________________________________________________________________________

3 - Por que ele usa o tratamento " dotô " para o homem da cidade ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Observe os versos:
"Seu dotô, só me parece
Que o sinhô não me conhece."

A expressão sublinhada quer dizer que:
a) (__) a personagem afirma que o "dotô" não conhece a sua situação.
b) (__) o "dotô" aparenta não conhecer a situação do homem do campo.

5 - Na primeira estrofe da poesia, o homem do campo nos fala do que ele conseguiu em sua vida simples de trabalhador rural. Isso para ele representa riquezas. Que riquezas são essas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - O título da poesia é uma pergunta. O ponto de interrogação ( ? ) nos indica isso. Copie do texto os versos que respondem a essa pergunta.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Texto 2

Nem sempre precisamos estar pessoalmente com uma pessoa para conhecê-la. Leia o texto e saberá como isso é possível.

Meu retrato de Leila R. Iannone

Acho que não sei contar histórias. Assim de voz alta. Mas penso que sou capaz de contá-las escrevendo.
Gosto do amanhecer, de chuva, de cachorro-quente, de lua cheia, de café e de livros.
Gosto dos meus amigos e de bater-papo no frio, quando a casa fica quentinha.
Detesto guarda-chuva e sapato apertado.
Tenho saudades de muitas coisas, durmo pouco e esqueço datas de aniversários. Aí fico com vergonha.
Não sei desenhar e isso me deixa frustrada. Quando canto, desafino. Então, agora, canto só para mim.
Acho os jovens maravilhosos. As crianças me comovem.
Queria muito conhecer a Austrália, mas jamais viajarei de navio.
Noutro dia encontrei minha primeira professora, que me ensinou a ler e a escrever. Ela me ensinou mais, muito mais. Por causa dela descobri que os livros me fascinam e que ensinar é bom.
Ah! Ia me esquecendo. Também não sei nadar.

Vocabulário
comover - emocionar, impressionar
desafinar - destoar, sair do tom, desarmonizar
detestar - aborrecer-se, odiar, antipatizar
fascinar - atrair, encantar
frustrado - incompleto, imperfeito, decepcionado, insatisfeito

Conhecendo o Texto
1 - Copie uma frase do texto que comprove que a personagem tem frustração por
alguma coisa.
________________________________________________________________
2 - A narradora gostaria de conhecer um país. Que país é esse? Por que ele é chamado de país continente? Pesquise.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Releia o primeiro parágrafo onde aparece a frase "Assim de voz alta".
A palavra "Assim" no texto indica
a) (___) conclusão de uma idéia.
b) (___) deste modo, desta maneira.

4 - Observe: Cachorro-quente é uma palavra composta, isto é, formada por dois elementos:
cachorro + quente
Copie do texto duas palavras com esse tipo de formação.
_________________________________________________________________________

Explicando a Língua:

Observe as palavras sublinhadas nas frases abaixo:

"Mas penso que sou capaz de contá-las."
"Ela me ensinou mais, muito mais."

mas: indica oposição, idéia contrária.
mais: indica quantidade, somatória.
Observação:
Essa diferença, na verdade, só ocorre na escrita, pois no momento da fala, a maioria das pessoas usa mais.

5 - Complete os espaços em branco com mas ou mais :
a) Márcio é _______________ inteligente, _______________ sua irmã é _______________ dedicada.

b) Preciso de _____________________ dinheiro para comprar a casa, _______________ não sei onde arrumar.

c) ________________ e _______________ pessoas vieram para ver o espetáculo, _______________ ele foi adiado.

6 - Explique o significado da palavra "mais" na frase:
" Ela me ensinou mais, muito mais ".
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 - Cite duas coisas de que a narradora gosta.
_________________________________________________________________________

8 - Cite duas coisas que ela diz não saber fazer.
_________________________________________________________________________

Conversando sobre o texto

1 - A narradora, no texto, afirma:
"Quando canto, desafino. Então, agora, canto só para mim".
É possível acontecer isso a alguém, cantar só para si mesmo? Como ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - A narradora diz que gosta de bater papo no frio. E você, quando gosta de bater
papo? Qual a diferença de significado em falar e bater papo? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Sua primeira professora lhe ensinou algo mais, além de ler e escrever? Conte-nos
o que foi. E o que isso significa?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário: