sexta-feira, 7 de agosto de 2009

6ª série - Ciências


Professora: Cintia
Atividade referente as aulas dos dias: 10 e 14/08/09





Conteúdo: Os fungos na associação com outros seres - pág 7. Após a leitura destacar no livro os itens importantes que seguem abaixo.




  • Nós não podemos dizer que os líquens são seres que constituem uma espécie isolada, porque, na realidade, são associações entre fungos e algas. Nessa associação, a alga, ao fazer fotossíntese, fornece alimento ao fungo. Este, por sua vez, fornece água e sais minerais para a alga. Essa associação denomina-se mutualismo.



  • Alguns líquens produzem substâncias ácidas capazes de degradar rochas, sendo importante na formação do solo.



  • Alguns fungos se associam com raízes de certas árvores, constituindo as micorrizas. Neste tipo de relacionamento, ao receber alimento da árvore, o fungo fornece muitos sais nitrogenados, importantíssimos para a nutrição da planta.


Correção dos exercícios: págs 7 e 8 (tarefa solicitada dia 27/07)


1- A) F B) F C) F D) V


2- A) HIFAS


B) LÍQUENS


C) COGUMELOS


D) MICOSES


E) ESPOROS


3- A) São seres decompositores, assim devolvem os sais minerais ao solo por meio do reaproveitamento da matéria orgânica.


B) Queijos, vinho, cerveja, pão, remédios.


C) O levedo produz gás carbônico e álcool etílico.


D) Corpo de frutificação \ Hifas \ Sistema vegetativo


ATIVIDADE NO CADERNO SOBRE OS FUNGOS: COPIAR E RESPONDER


1- Os fungos que crescem entre os dedos do pé formam um tipo de micose popularmente chamada de frieira. Durante o verão, nas pessoas que frequentam a praia, é comum o aparecimento de micose na pele.


Considerando que os fungos preferem lugares úmidos, qual é a melhor maneira de evitar as micoses?


2- Cite exemplos de fungos.


3- Quando deixamos alimentos expostos, como os fungos surgem sobre eles?


4- Dê exemplo de fungos que comemos?


5- Qual a importância dos fungos para a indústria de bebidas?


Conteúdo novo:


O REINO DOS ANIMAIS (imprimir e colar no carderno ou copiar no caderno), esta introdução não tem no livro e será cobrada quando retornar as aulas, pois é muito importante.



Os seres pertencentes ao reino dos animais diferem entre si em tamanho, estrutura e modo de vida, entre outras características. No entanto, todos são pluricelulares, eucariontes e heterótrofos, motivo pelo qual são classificados no mesmo reino.


OS INVERTEBRADOS



O termo invertebrado não é utilizado para identificar um filo, mas sim um conjunto de filos com características bem distintas. Dentre eles, podemos citar os filos dos poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos ou nematódeos, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos.



Após lerem as informações descritas à baixo, procurem no livro imagens que representam cada um dos filos a seguir e observe suas características externas:



  • Filo dos poríferos: no filo dos poríferos encontram-se os representantes mais simples e primitivos do reino dos animais. Possuem o corpo cheio de poros, são aquáticos e a maioria vive no mar. Exemplo: esponjas do mar.






  • Filo dos cnidários: são animais aquáticos, e a maioria deles vive nos oceanos e mares. Possuem células com substâncias urticantes que utilizam para a defesa e para captura de alimentos. Exemplo: água-viva, anêmonas e corais.






  • Filo dos platelmintos: vermes de corpo achatado, como a planária, o esquistossomo e a tênia (solitária).






  • Filo dos nematelmintos ou nematódeos: vermes de corpo cilíndrico, longo e fino. Exemplo: Ascaris lumbricoides (lombriga) e Ancylostoma duodenale (ancilóstomo).






  • Filo dos anelídeos: vermes cujo corpo está dividido em anéis. Exemplos: minhoca e sanguessuga.






  • Filos dos moluscos: animais de corpo mole, que podem ou não estar protegidos por conchas (ou valvas). Exemplo: ostra, mexilhão, polvo e lula.






  • Filo dos artrópodes: compreendem os animais que possuem pernas articuladas. Este filo é muito grande e variado, portanto vamos dividi-lo em classes. Assim temos: Classe dos insetos, Classe dos aracnídeos (aranhas e escorpiões), Classe dos quilópodes (centopéias ou lacraias), Classe dos diplópodes (piolhos-de-cobra) e Classe dos crustáceos (carangueijos, lagostas, camarões, siris e tatuzinhos-de-jardim.






  • Filo dos equinodermos: seres exclusivamente marinhos, possuem endoesqueleto (esqueleto interno) de calcário e corpo coberto por espinhos móveis também calcários. Exemplos: estrela-do-mar, ouriço-do-mar, bolacha-da-praia (corrupio), serpente-marinha,etc.

PORÍFEROS E CNIDÁRIOS - INVERTEBRADOS SIMPLES - págs 9 à 13



Fazer a leitura no livro e destacar os itens importantes que segem abaixo:


Poríferos : Vida das esponjas



As esponjas são animais sésseis, ou seja, ficam fixas em rochas ou recifes de corais. Pertencem ao filo dos poríferos. São animais muito simples e exclusivamente aquáticos, marinhos ou de água doce. Esses animais possuem o corpo provido de poros. É por meio desses poros que a água entra no corpo desses animais, onde ocorre o processo de filtração.



O alimento presente na água é então capturado pelos coanócitos, ocorrendo a digestão dentro dessa célula. Após circular, a água que contém produtos indesejáveis é eliminada por uma abertura chamada ósculo.



O fato de que as esponjas são animais filtradores é muito importante, porque esse processo permite a alimentação, a captura do oxigênio, a eliminação de produtos indesejáveis e até mesmo o lançamento de espermatozoide.



O esqueleto das esponjas é formado por inúmeras estruturas conhecidas como espículas, que podem ser constituídas de calcário ou de sílica.





CURIOSIDADE



Você sabia?



  • As esponjas variam o seu tamanho desde alguns milímetros até mais de dois metros!


  • Uma esponja simples, com tamanho de aproximadamente 10cm, pode filtrar quase 1 litro de água por hora!


  • As pesquisas sobre o uso das esponjas são promissoras e rebelam o potencial desse animal no combate ao câncer e diabetes. Isso porque a esponja produz substâncias concentradas para evitar os predadores, as quais estão sendo pesquisadas.


  • Em outro estudo, pesquisadores analisaram a estrutura de algumas espécies de esponjas e concluíram que as espículas de sílica têm excelente potencial na fabricação de fibra óptica.


  • Antigamente, a esponja marinha era usada como esponja de banho; entretanto, com o desenvolvimento das esponjas sintéticas, muitas espécies foram poupadas. Atualmente, as esponjas marinhas são utilizadas em artesanatos e eventualmente para o banho.




Cnidários - Pág 10



Veja no livro a imagem da Cena do filme: Procurando Nemo. Copiar e responder as perguntas a, b e c da pág 11.

Fazer a leitura no livro e destacar os itens importantes que segem abaixo:



Águas-vivas, anêmonas e corais são exemplos de cnidários. Esses animais caracterizam-se por possuir corpo mole e gelatinoso. Muitos impressionam pela sua beleza, cor e forma. Entretanto, o que os torna realmente famosos é a capacidade de causar queimaduras e irritação na pele. São animais exclusivamente aquáticos, de água doce ou salgada.




Uma característica marcante do grupo é a presença de tentáculos, que se dispõem em volta da boca. Os tentáculos são importantes para a captura do alimento que será digerido numa região central, chamada de cavidade gastrovascular.




Os cnidários podem se apresentar de duas formas: pólipos e medusas. As medusas são cnidários livres que conseguem se locomover e os pólipos são sésseis (fixos). Essa característica pode mudar durante o ciclo vital desses cnidários. Por exemplo, a água viva passa à fase adulta como medusa (livre); entretanto, na fase inicial do desenvolvimento, apresenta-se como pólipo.




Apresentam células urticantes, também chamadas de cnidócitos, essas se localizam-se principalmente nos tentáculos desses animais.





Fazer a atividade proposta na pág 13 sobre o Peixe-palhaço - NO CADERNO


OS CORAIS E A VIDA MARINHA - Pág 13 (Fazer somente a leitura)


Exercícios no livro e no caderno da pág 14.



BOM ESTUDO... Um Abraço, Professora Cintia.






Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.