segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Atividade de Biologia – 8ª série
Professora: Cintia

GENÉTICA

Genética é a ciência que estuda a transmissão das características de geração a geração, e as leis que regem essa hereditariedade.

Como ciência, a genética só apareceu em 1900, embora em 1865, um monge austríaco chamado Gregor Mendel (1822-1884) já houvesse apresentado os resultados de oito anos de estudos sobre a transmissão de caracteres em ervilhas (Pisum sativum), numa sociedade de naturalistas, na Áustria.

Seu trabalho passou despercebido, pois, naquela época, o mundo científico estava mais preocupado com as teorias da evolução, após a publicação da famosa obra de Darwin sobre a “Origem das Espécies”.

Em 1900, o holandês Hugo de Vries (1848-1935), o alemão Carl Correns (1864-1933) e o austríaco Erich von Tschermak (1871-1962) chegaram às mesmas conclusões de Mendel, sendo o seu trabalho redescoberto. Eles foram suficientemente honestos para atribuir a Mendel todo o sucesso das pesquisas, embora nesta época o monge já tivesse morrido, sem saber que seria considerado o Pai da Genética.



Conceitos gerais: Copiar ou imprimir e colar no carderno.

Gene: É a unidade hereditária presente nos cromossomos e que, agindo no ambiente, será responsável por determinados caracteres do indivíduo. Um gene é um segmento de uma molécula de DNA, o principal constituinte dos cromossomos.

Cada gene é representado por uma ou mais letras. Ex: A, a, XD, etc.

Locus: É o local certo e invariável que cada gene ocupa no cromossomo.

Genes Alelos: São aqueles que formam pares e se situam em locus correspondentes nos cromossomos homólogos. Respondem pelo mesmo caráter. Cada caráter é determinado pelo menos por um par de genes.
Cada par de genes vai determinar um caráter, podendo o indivíduo ser homozigoto (letras iguais AA ou aa) ou heterozigoto (letras diferentes – Aa).

Homozigoto e Heterozigoto: Quando os pares de alelos são iguais, dizemos que os indivíduos são homozigotos para aquele caráter, podendo ser dominantes ou recessivos.
Quando os pares de alelos são diferentes, dizemos que os indivíduos são heterozigotos para aquele caráter.

Ex: são homozigotos – AA, aa, BB, bb, etc.
são heterozigotos – Aa, Bb, etc.


Genótipo: É a constituição genética (os tipos de genes) de um indivíduo. Não é visível, mas pode ser deduzido pela análise dos ascendentes e descendentes desse indivíduo.

Fenótipo: São as características observáveis de um ser vivo.
O fenótipo resulta da interação entre o genótipo e o ambiente. Por exemplo, duas pessoas com exatamente os mesmos genes para cor da pele terão diferentes fenótipos (pele mais clara ou mais escura), dependendo do tempo que cada uma delas fica exposta ao sol.


Caráter Dominante: É o caráter resultante da presença de um gene que, mesmo sozinho (em dose
simples), encobre a manifestação de outro (chamado de recessivo). Os genes são representados por letras. Geralmente usamos a primeira letra do recessivo para representá-los. Para o gene recessivo usamos a letra em minúsculo, e para o gene dominante, a mesma letra, porém em maiúsculo.

Exemplo: no homem existe um gene normal para a pigmentação da pele que domina o gene para a ausência de pigmentação (albinismo). Representamos esse caráter por A (gene normal) e por a (gene para albinismo). Um indivíduo ‘Aa’ terá um fenótipo normal porque o gene ‘A’' domina o gene ‘a’.
Entretanto, esse indivíduo irá transmitir para alguns dos seus descendentes o gene ‘a’, podendo ter filhos ou netos albinos.

Caráter Recessivo: É aquele que só se manifesta quando o gene está em dose dupla. Assim, só
teremos indivíduos albinos quando o genótipo for ‘aa’.
Esses genes são chamados recessivos porque ele fica escondido (em recesso) quando o gene dominante está presente.


Atividade no caderno:


Realizar uma pesquisa em diferentes fontes sobre o monge Gregor Mendel e a época em que viveu. Na próxima aula, os alunos devem contar o que encontraram sobre ele.

Bibliografia recomendada:

Ciência Hoje: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),
http://www.uol.com.br/cienciahoje

Nenhum comentário: