quinta-feira, 19 de março de 2009

Origem e Evolução da Vida

Origem da Vida

GERAÇÃO ESPONTÂNEA OU ABIOGÊNESE
Até o século XIX, imaginava-se que os seres vivos poderiam surgir não só da reprodução, mas, também espontaneamente da matéria inanimada, sem vida.
Para essa hipótese, determinados materiais continham um “princípio ativo” que os transformavam em seres vivos. Assim se explicava o surgimento de larvas em frutas maduras.

BIOGÊNESE
Muitos cientistas não concordavam com a abiogênese, dentre eles podemos citar:
Francesco Redi à Esse cientista derrubou a hipótese da abiogênese com o experimento das moscas.

Louis Pasteur

Esse cientista trabalhando com experimentos com bico de cisne contribuiu para derrubar a teoria da abiogênese.
Os frascos com pescoço de Cisne, de Pasteur, derrubaram definitivamente a teoria da ABIOGÊNESE, provando que toda vida provém de outra vida preexistente.


PANSPERMIA CÓSMICA OU HIPÓTESE EXTRATERRESTRE

Para essa hipótese, a vida teria se desenvolvido em várias regiões do universo e que microorganismos podiam viajar pelo espaço sideral e colonizar outros planetas.
Assim a vida teria chegado à terra pela queda de um meteoro.
Tal teoria torna-se falsa, pois o choque de um meteoro com a atmosfera da terra provoca explosão e incêndio, não havendo microorganismo que suportasse tal acontecimento.
O principal defensor dessa hipótese foi o físico e químico sueco Svante August Arrhenius.


TEORIA DOS COACERVADOS OU (HIPÓTESE DE OPARIN)

Para essa teoria, a vida surgiu da evolução lenta de substâncias químicas. Esse cientista que desenvolveu a teoria de que a vida teria surgido de forma lenta e ocasional nos oceanos primitivos. Os gases existentes na atmosfera primitiva eram provenientes da ação vulcânica e entre eles não havia oxigênio.


O EXPERIMENTO DE STANLEY MILLER


Stanley Miller reproduziu as condições primitivas da terra em laboratório, comprovando parte da Teoria dos Coacervados.
Esse cientista que comprovou a teoria de Oparin em laboratório, demonstrando a possibilidade da formação de moléculas orgânicas na atmosfera primitiva e sem a participação direta de um ser vivo.

Quem foi ...

Francisco Redi?

Cientista que demonstrou que os vermes da carne em putrefação eram originados de ovos deixados por moscas e não da transformação da carne.

Lázaro Spallanzani?
Cientista que demonstrou que o aquecimento de frascos até a fervura (esterilização), se mantidos hermeticamente fechados, evitava o aparecimento de micróbios.

Louis Pasteur?
Cientista que demonstrou que germes microscópicos estão no ar e com experências com frascos tipo "pescoço de cisne” demonstrou que uma solução nutritiva, previamente esterilizada, mantém-se estéril indefinidamente, mesmo na presença do ar (pausterização).

Alexander Oparin?
Cientista que desenvolveu a teoria de que a vida teria surgido de forma lenta e ocasional nos oceanos primitivos. Os gases existentes na atmosfera primitiva eram provenientes da ação vulcânica e entre eles não havia oxigênio.

Stanley Miller?
Cientista que comprovou a teoria de Oparin em laboratório, demonstrando a possibilidade da formação de moléculas orgânicas na atmosfera primitiva e sem a participação direta de um ser vivo.

Evolução dos Seres Vivos

Uma visão geral da vida na terra

A Importância dos Fósseis

O que são fósseis?

Adaptação
Cada ser vivo tem características favoráveis para sobrevivência em determinado ambiente, se o ambiente sofre mudanças, essas características podem não ser mais favoráveis.


Seleção natural é o processo pelo qual a natureza seleciona os seres melhor adaptados à sobrevivência no ambiente.


Evolução

É o processo de transformação pelo qual passam os seres vivos através dos tempos, incluindo a origem de novas espécies.
Dois cientistas tentaram explicar a evolução dos seres vivos.

LAMARCK (Lamarckismo)

Esse cientista criou a LEI DO USO E DESUSO que dizia que os órgãos se tornam mais fracos ou fortes dependendo do uso ou não. Assim ele explicava o fato das girafas terem pescoço longo.
Segundo a teoria de LAMARCK, o uso freqüente aumentou o pescoço da girafa e essa característica, por ser útil, foi transmitida aos descendentes.


DARWIN (Darwinismo)

Esse cientista explicou pela SELEÇÃO NATURAL o fato das girafas terem pescoço longo.

Segundo a teoria de Darwin, a seleção natural age fazendo com que os mais aptos sobrevivam e, com eles, sejam preservadas as características que permitam à espécie reproduzir-se e sobreviver.


MUTAÇÕES

São alterações que ocorrem no material genético, podendo ser espontâneas ou provocadas.
As mutações resultam no aparecimento de novas características que podem ser favoráveis ou não a adaptação dos seres vivos. A natureza é quem vai fazer essa seleção.

Um comentário:

Unknown disse...

esse assunto é muito bom vbrigado por ter min ajudado.