terça-feira, 24 de março de 2009

Aula Net - Biologia 8ª série (Profª. Cintia)

Citologia: surgimento e desenvolvimento


Ao estudarmos a origem e a evolução dos seres vivos, falamos em origem e evolução da célula. Afinal, com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células.

A área da Biologia que estuda a célula é a Citologia. Essa área só teve início a partir do momento em que o ser humano começou a construir aparelhos com lentes que propiciam grande aumento da imagem de objetos. Esses aparelhos, chamados microscópios, possibilitam o conhecimento e o estudo de estruturas invisíveis a olho nu.

Embora existam células visíveis a olho nu, como as algas marinhas unicelulares, a maioria delas é microscópica.

Os primeiros microscópios foram construídos nos séculos XVI, mas somente no século XVII foram utilizados com finalidades biológicas. Nesse século, o holandês Anton van Leeuwenhoek (1632-1723) construiu um microscópio formado por uma única lente de aumento e que permitia obter imagens ampliadas em até trezentas vezes. Com ele analisou e descreveu vários microrganismos, como bactérias e protozoários.Por ser formado por uma só lente de aumento, esse microscópio é chamado de microscópio simples, e por usar a luz para iluminar os objetos observados é também chamado de microscópio de luz (ML) ou de microscópio óptico (MO).

Mais tarde, em 1665, o inglês Robert Hooke (1635-1703) publicou suas observações de estruturas visíveis ao microscópio óptico, só que esse microscópio era construído com duas lentes de aumento associadas a um tubo. Ele observou uma delgada camada de cortiça. Essas observações lhe valeram o crédito de descobridor das células.

O microscópio utilizado por Hooke apresentava uma lente chamada ocular (voltada para o olho humano) e outra chamada objetiva ( voltada para o objeto a ser analisado).

Após os trabalhos de Hooke os estudos microscópicos prosseguiram e em 1838 Mathias Schleiden comprovou a existência de células em plantas.

Um ano depois, o cientista Theodor Schwann demonstrou que também os animais são formados por células. Juntos, esses dois cientistas propuseram o que ficou conhecido como Teoria celular, que afirmava: “todo ser vivo é composto por células”. Somente os vírus são exceção a essa teoria, pois não possuem estrutura celular.

Em 1895, o cientista Rudolf Virchow emitiu a ideia de que toda célula se origina de outra pré-existente. Na mesma época, pesquisadores diversos descobriram que além do núcleo, as células são portadoras de inúmeras organelas ou organóides, estruturas capazes de executar diferentes funções responsáveis pelas propriedades de vida nos organismos. Assim, estabeleceu-se a teoria celular, que compreende os princípios de que as células:
· são as unidades morfofisiológicas dos seres vivos;
· representam a menor porção de matéria viva capaz de executar as diversas funções vitais;
· originam-se de outras pré-existentes e representam, portanto, a unidade responsável pela hereditariedade.

Um comentário:

Unknown disse...

olá, você teria vídeo aula?